Vídeo mostra jatinho tendo problema em Guarulhos e piloto descendo para avaliar a situação

Cena do vídeo apresentado a seguir

As câmeras que transmitem ao vivo os pousos e decolagens do aeroporto mais movimentado da América do Sul registraram mais um momento interessante da rotina da aviação, permitindo acompanhar as imagens e as comunicações entre o piloto e o controlador de tráfego aéreo quando um jato executivo teve problema na decolagem.

Conforme a gravação a seguir, do canal SBGR Live no YouTube, o piloto do jato Hawker Beechcraft 400XP foi autorizado a decolar pela pista 09L do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e iniciou sua aceleração, porém, ainda em baixa velocidade, precisou rejeitar a decolagem.

Como visto na gravação acima, captada no final da manhã do último sábado, 6 de agosto, após o piloto confirmar que abortou o procedimento de partida, o controlador de tráfego aéreo questiona se ele retornaria ao pátio ou tentaria uma nova decolagem. O piloto então informa que estava com uma forte vibração na aeronave, precisando ainda avaliar se conseguiria livrar a pista.

Deslocando-se lentamente sobre a pista por conta do problema ainda não plenamente identificado, o piloto livra a pista pela taxiway DD (Delta Delta) à esquerda, após ter sido orientado a livrar na L (Lima) à direita. Ele justifica ao controlador que foi para a DD porque não sabia se conseguiria virar à direita na L, por conta de ter um problema na bequilha (trem de pouso dianteiro, responsável pelo direcionamento do avião no solo).

Ele então informa ao controlador que iria parar na posição em que estava, já tendo passado da barra de parada (já que a pista só pode ser utilizada para pousos e decolagens se não houver nada além do limite da barra de parada), e que desceria jato para verificar se teria condição de continuar se deslocando.

O piloto é então visto descendo do Hawker 400XP, indo até a bequilha para a verificação e retornando ao interior da aeronave. Pouco depois, ele informa ao controlador que o problema foi que saiu uma bandagem do pneu dianteiro, mas que seria possível continuar o taxiamento por conta própria até o pátio, embora em baixa velocidade.

Diante da ocorrência com o jatinho, o controlador solicita aos pilotos de um avião da Gol, que já está na cabeceira para iniciar a decolagem, que aguardem até que uma inspeção seja feita por uma viatura, para verificar se não ficou qualquer parte de pneu na pista.

Deste momento em diante, o veículo é visto inspecionando a pista e o jato executivo é visto se deslocando para o outro lado do aeroporto, cruzando as duas pistas para retornar ao pátio de aviação executiva.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Popular nos céus brasileiros, turboélice ATR chegará gratuito no MS Flight...

0
O turboélice regional de maior sucesso da atualidade, o ATR, estará chegando ao Microsoft Flight Simulator em breve, e totalmente gratuito.