Virgin Atlantic fará história com o 1º voo transatlântico movido a 100% de combustível sustentável

Boeing 787-9 da Virgin Atlantic – Imagem: Steve Lynes / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Em um passo revolucionário para a aviação sustentável, a Virgin Atlantic recebeu a aprovação da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) para o primeiro voo transatlântico do mundo impulsionado totalmente por Combustível Sustentável para Aviação (SAF, na sigla em inglês).

O voo histórico, a ser realizado por uma aeronave Boeing 787-9, está agendado para decolar do Aeroporto de Heathrow, em Londres, e pousar no Aeroporto JFK, em Nova York, no dia 28 de novembro de 2023, segundo informou a companhia aérea.

A permissão concedida pela CAA segue um rigoroso programa de revisões técnicas e testes em solo com a Rolls Royce em um motor Trent 1000 funcionando com 100% de SAF. Este marco foi alcançado por meio de um esforço colaborativo liderado pela Virgin Atlantic e apoiado por um consórcio de líderes da indústria, incluindo Boeing, Rolls-Royce, BP e outros.

Shai Weiss, CEO da Virgin Atlantic, enfatizou a importância desta conquista, afirmando: “Chegar a este ponto levou mais de um ano de trabalho e requeriu uma colaboração radical entre nossos parceiros do consórcio e o governo. Estamos comprometidos em utilizar 10% de SAF até 2030, mas para alcançar esse objetivo, precisamos que o governo apoie a criação de uma indústria de SAF no Reino Unido. Sabemos que se pudermos produzi-lo, podemos utilizá-lo.

Rob Bishton, Diretor Executivo da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, destacou a importância das práticas sustentáveis na indústria da aviação. Ele afirmou: “Esta permissão não apenas permite à Virgin Atlantic e outros demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade, mas também serve como um exemplo de como a indústria está sempre explorando novas tecnologias.

O Secretário de Transportes, Mark Harper, expressou orgulho pelo papel pioneiro do Reino Unido na descarbonização dos voos. Ele disse: “Ao transformar materiais de resíduos no combustível do futuro que impulsionará nosso setor de aviação, é a inovação do Reino Unido que está liderando o caminho com o primeiro voo transatlântico movido a 100% de SAF.

A permissão concedida pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido é uma das aprovações necessárias para o voo. A Virgin Atlantic agora irá enviar solicitações à Federal Aviation Administration (FAA), à Autoridade de Aviação da Irlanda (DAA) e ao Transport Canada para permitir que o voo atravesse o espaço aéreo dos Estados Unidos, Irlanda e Canadá.

O SAF

O SAF é um combustível inovador derivado de fontes renováveis não baseadas em petróleo. Ele tem o potencial de substituir ou ser misturado com querosene tradicional, com a tecnologia atual permitindo uma mistura máxima de 50% sem a necessidade de modificações nos motores a jato. Quando o SAF substitui completamente o querosene, pode resultar em uma redução nas emissões de carbono ao longo do ciclo de vida em mais de 70% em comparação com o combustível de jato fóssil convencional.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias