Voa pela primeira vez o inédito Airbus A320 em configuração puramente cargueira

Fotos: EFW

A Elbe Flugzeugwerke (PFE), joint venture criada pela Airbus e ST Engineering, informou que alcançou o primeiro voo da aeronave A320 cargueira, fruto da configuração nomeada P2F (passenger-to-freighter). O voo ocorreu na manhã de hoje de quarta no Seletar Aerospace Park, em Cingapura, e coroa um trabalho iniciado em março.

O A320P2F complementa a atual linha de aeronaves Airbus convertidas da EFW que estão em serviço, incluindo o A321P2F, A330-300P2F e A330-200P2F.

Nas próximas semanas, o MSN2737, que já voou na TAM como PR-MBB, se preparará para sua “nova vida”, passando por uma série de testes de voo que culminarão na emissão pela EASA do certificado de tipo da aeronave. Sua reentrada em serviço como cargueiro está programada para acontecer em 2022.

Com uma capacidade de carga de 10 contêineres ULD + uma posição de palete no deck principal e sete contêineres ULD no inferior, o A320P2F oferece mais carga útil e volume do que seu concorrente mais próximo, o clássico Boeing 737-400. Esta solução de cargueiro oferece 21 toneladas de carga útil para voos de até 1.800 nm ​​e 17 toneladas para até 2.560 nm. 

As características ​​da conversão do A320P2F incluem:

– uma porta de carga no deck principal na fuselagem dianteira do lado esquerdo;

– a porta é acionada hidraulicamente e é eletricamente travada e mede 142″ de largura e 85″ de altura; 

– uma barreira de carga rígida que suporta 9G com um design leve e durável para uso ideal do espaço disponível; 

– um sistema de carregamento de carga operado manualmente com suporte total a ULDs de corpo estreito padrão da indústria; 

– painéis de piso reforçados e grade de piso; e

– um compartimento de carga Classe-E atendendo aos requisitos da indústria.

De acordo com a previsão de mercado global da Airbus, haverá a necessidade de cerca de 2.440 cargueiros de grande porte e de corredor único para crescimento e substituição durante os próximos 20 anos. Dessa demanda total, cerca de 1.000 serão cargueiros de corredor único convertidos de passageiro em cargueiro, como o A320P2F e o A321P2F.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias