Voando apenas de jatinhos, Taylor Swift diz que sofrer de jet lag é questão de escolha

Em conversa com seu namorado, gravada pela imprensa, Taylor Swift classificou o “jet lag” como uma escolha, afirmando que sabe controlar esse desconforto, comum entre os passageiros de longas viagens de avião. Ela vence a fadiga e a sonolência em horários incorretos com uma estratégia rigorosa que começa a partir do momento em que embarca.

Segundo a cantora, ela ajusta seus horários às do destino para onde está indo assim que embarca no voo. Isso significa comer e dormir de acordo com o horário local do lugar para onde se dirige. Ele explicou que, quando necessário, prefere comer antes do voo, em vez de comer durante e à um horário não compatibilizado com o destino final.

Os voos de curta duração e durante a noite podem ser frustrantes, como voar da Costa Leste dos EUA para a Europa. A duração do voo, geralmente de menos de 7 horas, não permite um descanso adequado. Seu plano para esses tipos de viagem inclui um assento totalmente reclinável, com acesso direto ao corredor e que o serviço de refeições seja finalizado rapidamente, assim, todas as luzes são apagadas e é possível dormir.

Ao chegar ao destino, Swift destaca a importância de manter-se acordada até a hora local de dormir. Uma ducha e trocar de roupa ao chegar é a sua rotina padrão; e, sempre que possível, um pequeno passeio ao sol. Ela faz um esforço para sair para jantar, mesmo sentindo bastante cansaço. No dia seguinte, pode até dormir um pouco mais, mas é de extrema importância se levantar cedo e evitar o trabalho ao deitar para dormir.

A estratégia rigorosa de Swift é ajudada pelo fato da cantora voar, na maior parte das vezes, em jatos privados, muito mais confortáveis em suas acomodações, bem como na pressurização, o que reduz o cansaço. Assim, suas dicas podem ajudar apenas algumas pessoas, enquanto 99% das demais terão que encontrar outras maneiras de evitar o cansaço da diferença de fuso horário.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias