Voos para o Brasil são fator relevante para o IAG considerar a compra da TAP

O grupo IAG de propriedade da British Airways e Iberia, poderia estar interessado em adquirir a companhia aérea portuguesa TAP, desde que as condições oportunas sejam estabelecidas, revelou seu presidente-executivo, Luis Gallego, segundo matéria da Reuters.

O governo português considera privatizar a TAP ainda em julho deste ano, assim que o valor da companhia aérea seja definido, mantendo um percentual de participação estratégico. Pelo menos três grandes empresas de aviação de alcance mundial, entre as quais a IAG, Lufthansa e Air France-KLM já expressaram interesse.

De acordo com Gallego, uma operação da TAP tende ser benéfica para o grupo desde que se observem outras cláusulas de acordo. Segundo ele, o mercado brasileiro pode ser complementar e oferecer anseios de crescimento. O administrador ainda disse que a IAG estaria aberta a ceder alguns slots de Madri para a companhia aérea irlandesa Ryanair como parte de soluções para a aquisição da Air Europa.

O grupo acatou comprar os 80% restantes da transportadora espanhola, pagando por valor de 400 milhões de euros que, porém, ainda espera a autorização da Comissão Europeia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias