Como mostrado na última semana, dez aeroportos foram premiados em diferentes categorias do Prêmio Via Viva 2022 do Ministério da Infraestrutura (MInfra), que avaliou as boas práticas de gestão ambiental.
Com investimento em práticas sustentáveis, o Aeroporto Campo dos Amarais, de Campinas (SP), sob concessão da Rede VOA, foi um dos premiados. O aeródromo possui pista de cabeceiras 16 e 34, com 1200 metros de comprimento por 30 de largura, e abriga empresas de hangaragem e manutenção, incluindo para jatos executivos de grande porte, além de escolas de aviação.
Segundo a concessionária, nesta edição do evento, ocorrido nos dias 22 e 23 de novembro, na modalidade virtual, a temática escolhida foi “Na Rota ESG: Oportunidades para o Setor de Infraestrutura de Transportes”, em que o Ministério apurou os resultados com base no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) para o setor de infraestrutura de transportes.
Neste eixo temático, foram avaliados critérios como emissões atmosféricas, energia e recursos hídricos, perigo da fauna, licenciamento ambiental, ruído aeronáutico, resíduos sólidos, conservação de solo e flora.
“A Rede VOA tem um compromisso firmado com a sustentabilidade e o prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido em todos nossos 16 aeroportos. Campinas desponta como um polo logístico importante, com inovações no sítio aeroportuário, que irão ampliar a possibilidade de geração de novos negócios e incrementos de voos”, afirma o presidente da Rede VOA, Marcel Moure.
O Campo dos Amarais foi o terceiro dos três premiados na categoria C-I, para aeroportos com menos de 200 mil passageiros por ano. Os outros dois foram o Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, na primeira posição, e o Aeroporto de Macaé, no Rio de Janeiro, na segunda colocação.
Para ver novamente todos os dez aeroportos premiados nas quatro categorias, clique aqui ou no título disponibilizado abaixo.