Aeroporto de Rio Preto (SP) fica às escuras e A320 da Latam não consegue pousar

Airbus A320 da Latam

Uma pane no sistema de iluminação do aeroporto em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, causou transtornos a alguns passageiros após um voo ser desviado e outro cancelado. A pane na iluminação do Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino na última quarta-feira, 26 de janeiro, interrompeu as operações por cerca de 30 minutos.

De acordo com o Jornal Diário, o voo LA-3208, da Latam, que havia partido de Guarulhos precisou retornar à origem, após os pilotos constatarem que a pista estava às escuras. O Airbus A320, registrado sob a matrícula PR-MHK, decolou às 18h39, mas ao se aproximar de Rio Preto arremeteu e voltou.

A aeronave realizou algumas órbitas de espera e, diante da impossibilidade de realizar um pouso seguro, retornou ao aeroporto de Guarulhos. Dados da plataforma RadarBox mostram a trajetória da aeronave, que pousou na origem, após quase duas horas e meia de voo.

Voo da Latam que teve que retornar à origem – Imagem: RadarBox

Como resultado, o voo na rota Rio Preto – Guarulhos, que aconteceria na mesma aeronave, precisou ser cancelado e todos os passageiros foram transportados de ônibus, tanto para Guarulhos quanto para Rio Preto.

Segundo informou o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), responsável pela administração do aeroporto, a falta de energia na pista ocorreu após problemas na casa de força.

Em nota a Latam informou que toda a assistência necessária foi prestada para os passageiros e reiterou sua segurança é um valor imprescindível e que todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias