Airbus A380 da Emirates fica tomado por fumaça após falha de equipamento em Guarulhos

Um Airbus A380 da Emirates ficou com a parte frontal encoberta por fumaça no aeroporto internacional de São Paulo (Guarulhos), depois que uma unidade de fornecimento de energia para a aeronave superaquecer. Um vídeo da ocasião mostra o momento do incidente, que teria sido gravado na madrugada de terça-feira, 1 de novembro.

Segundo fontes próximas do caso disseram ao AEROIN, uma unidade de energia terrestre (GPU) teve uma falha, enquanto alimentava a aeronave durante sua preparação para fazer o voo EK-262, com destino a Dubai. Nota-se que o equipamento solta uma grande nuvem de fumaça e profissionais correm em volta do trem de pouso dianteiro, sem muito o que fazer.

Não há detalhes do que levou à falha. No momento, não havia passageiros a bordo. O voo daquele dia atrasou mais de uma hora, decolando às 3h10 da madrugada, segundo dados da plataforma de rastreamento FlightRadar24.

Uma unidade de energia terrestre (GPU) pode ser uma unidade fixa ou móvel que pode ser conectada ao sistema elétrico de uma aeronave enquanto estiver no solo para fornecer energia de 120 V CA ou 28 V CC. As unidades de energia terrestre geralmente consistem em um gerador alimentado por um motor a diesel, mas podem ser encontradas em outras configurações.

Assista ao vídeo abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias