American Airlines é a primeira a substituir a “TV de Tubo” por telas de LCD nos Airbus mais antigos

Foto: DepositPhotos

A American Airlines decidiu entrar na vanguarda da modernização e é a primeira empresa a atualizar o cockpit dos jatos Airbus mais antigos. Um total de 171 jatos Airbus A319ceo e A320ceo que a empresa possui hoje são oriundos de uma encomenda original da America West Airlines, que foi comprada pela US Airways, e esta pela American Airlines.

Essas aeronaves têm, em média, 20 anos de idade e foram equipadas numa época em que a Airbus oferecia apenas as chamadas “TV de Tubo” para seus instrumentos primários de voo. Conhecida nos EUA como tecnologia CRT, em português é Tubo de Raios Catódicos, que equipou as chamadas “TV de Tubo”, que predominavam até a chegada da tecnologia de LCD, o cristal líquido.

As telas de LCD são até 80% mais leves que os de CRT, além de terem maior fidelidade de cores, ocuparem menos espaço e demandarem menos energia, fatores que levaram a adoção do equipamento como padrão na indústria aeronáutica de maneira rápida.

Airbus A320neo - PR-YRZ - Azul Linhas Aéreas
Cockpit do A320neo, já com telas de LCD

Porém nunca uma companhia aérea tinha feito esta troca nos jatos Airbus mais antigos, e a American decidiu fazer e colocar as telas que agora tem menos 45kg em relação as 6 tv de tubos anteriores, ficando após a reforma com um total total das 2 telas LCD do display primário de voo (PFD) e 2 do Display de Navegação (ND) e 2 do display multifuncional (MFD).

O processo de troca está sendo feito pelo próprio time de engenharia e manutenção da American Airlines e levará mais alguns anos. Ao mesmo tempo, trará maior conforto para os pilotos e também economia de combustível (não foi informado o valor) a longo prazo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias