Boeing 747 despeja milhares de litros de combustível na atmosfera após problemas no motor

Boeing 747 despejando combustível

Uma cena muito curiosa e interessante foi registrada nesta semana, quando um Boeing 747 foi captado despejando combustível, após um de seus quatro motores apresentar uma falha em voo. O incidente foi registrado com um jato da companhia aérea cargueira ASL Airlines Belgium, de matrícula OE-IFD, quando realizando o voo 3V-815 de Liege, na Bélgica, para Hangzhou, na China.

Conforme aponta o The Aviation Herald, na última segunda-feira (12), a aeronave decolou da pista 22L do Aeroporto de Liege, mas logo em seguida os pilotos interromperam a subida a apenas 5 mil pés (cerca de 1,52 km) de atitude, devido a vibrações anormais no motor número dois (o interno da asa esquerda).

Diante da anormalidade, os pilotos desligaram o referido motor, subiram para 13 mil pés (cerca de 3,96 km) de altitude e iniciaram o procedimento de alijamento de combustível. O padrão para despejar o fluido na atmosfera se faz necessário para a realização de um pouso seguro, já que a aeronave tem um limite de peso máximo de aterrissagem, calculado para que o toque na pista não cause danos estruturais.

Dependendo da altitude, o despejo de combustível não provoca danos a quem está no solo. No entanto, se a aeronave estiver muito baixa, ele pode acertar as pessoas e causar queimaduras. Nesse caso, não há registro de danos a pessoas no solo.

A cena foi registrada e compartilhada amplamente nas redes sociais, conforme pode ser visto no início desta matéria. O fluido é visto sendo eliminado das asas da aeronave.

A aeronave realizou o alijamento e, em seguida, foi direcionada para o Aeroporto de Frankfurt-Hahn, na Alemanha, onde pousou com segurança na pista 21, cerca de 100 minutos após sua partida na Bélgica. Conforme dados do RadarBox, o jato ainda permanece no solo alemão desde o incidente.

Trajetória da aeronave durante envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Avião clonado faz pouso em fazenda de Minas Gerais e piloto...

0
Nesta quarta-feira um avião Cessna P210 fez um pouso numa fazenda no Centro-Oeste de Minas Gerais, mas o piloto não foi encontrado.