Com falha reincidente de pressurização, pilotos retornam à origem com E195 da Azul

Avião Embraer E195 Azul Linhas Aéreas
Embraer 195, igual ao envolvido no incidente

Um incidente envolvendo indicações seguidas de falhas de pressurização em uma aeronave da Azul Linhas Aéreas foi reportado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

A ocorrência aconteceu no último dia 15 de maio com o Embraer E195 registrado sob a matrícula PR-AXC, que estava realizando um voo de passageiros entre a cidade de Campinas, interior de São Paulo, e Uberlândia, em Minas Gerais.

De acordo com as informações do CENIPA, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Viracopos na manhã do dia em questão com 37 passageiros e 5 tripulantes. Durante a fase de subida, o E195 apresentou mensagem de falha do Sistema de Pressurização.

Diante da anormalidade, os pilotos iniciaram os procedimentos previstos no Manual de Referência Rápida (QRH) e o sistema voltou ao seu pleno funcionamento. Todavia, ainda durante a subida, sob condição de formação de gelo, ocorreu novamente a mesma falha.

Frente ao mesmo problema, os pilotos decidiram retornar ao aeroporto de origem, onde o pouso foi realizado sem novas intercorrências. De acordo com dados das plataformas de rastreamento online de voos, o jato permaneceu no solo até o dia 16 e então realizou um voo para Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, sem novas intercorrências reportadas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

LATAM e Zurich celebram os novos voos cargueiros ligando a Europa...

0
Teve início neste mês a rota cargueira inédita entre Europa e Florianópolis, operada pela afiliada de carga do grupo LATAM. Com decolagens