Encontrado o gravador que registrou o que fez o avião B737 antes de cair na China

A Administração de Aviação Civil da China (CAAC) informou neste domingo, 27 de março, que foi encontrada a outra “caixa-preta” do Boeing 737-800 que caiu na China no início da última semana.

Após encontrado, no meio da semana, o Gravador de Voz do Cockpit (CVR, na sigla em inglês), agora o Gravador de Dados de Voo (FDR) foi finalmente achado, conforme a informação da CAAC e imagens que circulam neste domingo.

O dispositivo que registra todas as informações do funcionamento da aeronave foi encontrado cerca de 1,5 metros abaixo da superfície no lado leste do local do acidente (na encosta íngreme entre os dois principais locais dos destroços).

Conforme a filmagem a seguir, nota-se que a base do FDR não está presente, tendo sido arrancada do cilindro principal, porém, este último parece bastante preservado, o que gera a expectativa de que os dados possam ser rapidamente obtidos do chip de memória.

Como publicado previamente no AEROIN, o Gravador de Voz do Cockpit teve seu chip de memória bastante danificado, sendo necessário o envio ao fabricante do componente, para reparo antes da tentativa de download das informações.

Atualização: o chip do Gravador de Dados também foi bastante danificado e, assim, enviado ao fabricante para reparo antes do download dos dados.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias