Lançadas licitações para as instalações de produção das aeronaves híbridas elétricas Cassio

Concepção gráfica da aeronave Cassio 480 – Imagem: VoltAero

A empresa aeronáutica francesa VoltAero informa que foram iniciadas as licitações para a construção de uma unidade industrial no Aeroporto de Rochefort – Charente-Maritime, na região francesa de Nouvelle-Aquitaine, onde ela realizará a montagem e entrega de sua família de aeronaves híbridas elétricas Cassio.

A notificação deste projeto de construção – emitida pela associação regional de aeroportos – levará à criação de uma instalação com três linhas de montagem final de aeronaves Cassio, incluindo oficina, área de logística e escritórios. A VoltAero espera sua mudança para as novas instalações em junho de 2024.

Com uma área total de 7.400 metros quadrados – com possibilidade de futuras ampliações – o edifício terá inicialmente 2.412 metros quadrados de área construída.

Concepção gráfica das instalações – Imagem: VoltAero

O custo do projeto de 4,4 milhões de euros (sem impostos) inclui o acesso rodoviário ao local, bem como uma área asfaltada para a aeronave Cassio montada e uma pista de táxi que se conecta à pista do aeroporto de Rochefort – Charente-Maritime.

O governo francês contribuirá com € 665.000 como parte do Fundo Nacional de Ordenamento e Desenvolvimento Territorial (FNADT). As discussões estão em andamento com a Nouvelle-Aquitaine Region e a Comunidade de Aglomeração de Rochefort-Océan para o apoio financeiro do projeto.

As vantagens do Aeroporto de Rochefort – Charente-Maritime para o desenvolvimento de um “polo industrial” aeronáutico incluem:

– Qualidade da infraestrutura existente, com uma pista de 2.280 metros de comprimento X 45 metros de largura que acomoda aeronaves de médio curso, três pistas de táxi, uma torre de controle, etc;

– Uma superfície total disponível de 16 hectares, com acesso direto à pista;

– Ausência de tráfego aéreo comercial, o que é uma vantagem para a criação de atividades que exijam acesso frequente à pista e à infraestrutura aeroportuária;

– Acesso rodoviário, atratividade regional e localização central na costa atlântica da França; e

– Uma presença bem estabelecida da indústria aeronáutica na região metropolitana de Rochefort.

A VoltAero continua o desenvolvimento de sua família de aeronaves híbridas elétricas Cassio, beneficiando-se da validação do conjunto de potência híbrido elétrico proprietário da empresa, com testes de voo de seu demonstrador Cassio 1, que registrou 135 horas de voo ao percorrer mais de 10.000 km.

A aeronave Cassio será oferecida em três versões. A configuração inicial a ser produzida é o Cassio 330 de cinco lugares, movido por um sistema de propulsão elétrico-híbrido de 330 quilowatts. O Cassio 480, de seis lugares, terá uma potência de propulsão elétrica híbrida de 480 quilowatts, enquanto o Cassio 600 é dimensionado para uma capacidade de 12 lugares com potência de propulsão elétrica híbrida de 600 quilowatts.

A certificação do Cassio está prevista para o final de 2024, com a primeira aeronave prevista para ser entregue nas instalações do VoltAero Rochefort – Charente-Maritime Airport no início de 2025.

A VoltAero emprega atualmente 35 pessoas. Quando a nova instalação estiver concluída, a empresa mudará suas operações para Rochefort – Charente-Maritime Airport com cerca de 60 funcionários. Quando a produção planejada for atingida, a fábrica empregará 150 pessoas e contribuirá para a criação de 450 empregos indiretos.

A VoltAero estará presente no Paris Air Show, que será realizado no Aeroporto Le Bourget, em Paris, em junho, onde a empresa apresentará seus mais recentes desenvolvimentos de programas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias