Milei manda estatal YPF vender jatinhos, incluindo Embraer, que eram usados por políticos privilegiados

Divulgação – Embraer

A companhia estatal de petróleo e gás da Argentina, Yacimientos Petroliferos Fiscales (YPF), está vendendo dois jatos executivos, um Learjet 60XR e um Embraer Praetor 500 por ordem do presidente do país, Javier Milei, informaram site argentinos.

Conforme relatos locais, a nova administração do país, que enfrenta dificuldades financeiras, considera que os dois jatos eram utilizados “quase exclusivamente por políticos privilegiados”, como a ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner, assídua usuária dos jatinhos da YPF. Desta forma, os equipamentos são vistos como uma despesa desnecessária.

O governo de Fernández de Kirchner deixou uma dívida pendente de mais de 200.000 dólares com a YPF pelo uso desses aviões, conforme noticiado pelo jornal digital Todo Noticias (TN). No entanto, a venda desses aviões, que foi anunciada pela primeira vez em dezembro de 2023 e através da qual o governo argentino pretendia obter entre 20 a 30 milhões de dólares, ainda não ocorreu.

As aeronaves em questão são o Learjet 60XR, LV-BTA (msn 60-353) e o Embraer Praetor 500, LV-KGJ (msn 55010043). Uma fonte informou ao TN que a YPF deve contratar uma entidade terceirizada para avaliar o preço das aeronaves.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias