Operadora de jatos Embraer, JSX faz grande reserva de até 332 aeronaves elétricas de 3 diferentes fabricantes

Imagem: JetSuiteX

Três fabricantes de aeronaves elétricas de três países informaram hoje, 19 de dezembro, que a norte-americana JetSuiteX (JSX), transportadora aérea regional premium com frota composta exclusivamente por dezenas de aviões Embraer ERJ-135, ERJ-140 e ERJ-145, assinou intenções de adquirir até 332 aeronaves híbridas-elétricas para se posicionar no futuro ambientalmente sustentável dos serviços aéreos regionais.

Lançada em 2016, a JSX tem sede em Dallas, Texas, e oferece até 120 voos fretados públicos diários para 24 destinos de negócios e lazer abrangendo Arizona, Califórnia, Colorado, Flórida, Nevada, Novo México, Nova York e Texas, nos EUA, além de novas ofertas para o México e as Bahamas.

O pedido ocorre após o apelo da administração Biden na semana passada para que a indústria da aviação reduza as emissões de carbono e crie mais empregos bem remunerados nos EUA.

Electra

A norte-americana Electra informa que a JSX planeja adquirir sua aeronave elétrica de pouso e decolagem curtos (eSTOL), tendo assinado uma Carta de Intenções para até 82 aeronaves de 9 lugares, sendo 32 pedidos firmes e 50 opções.

Imagem: Electra

A JSX espera receber a sua primeira aeronave híbrida-elétrica de Electra em 2028, conduzindo o próximo capítulo da aviação regional como o primeiro em seu categoria a adotar esta tecnologia de energia renovável de ponta e impactante.

A aeronave eSTOL da Electra é um avião de baixa emissão projetado para transportar 9 passageiros ou 2.500 libras (1.134 kg) de carga com alcance de até 500 milhas náuticas (926 km). Tem a capacidade única de decolar e pousar a menos de 150 pés (46 metros) em velocidades muito lentas, com baterias que recarregam durante o voo, eliminando a necessidade de nova infraestrutura terrestre.

A aeronave eSTOL da Electra utiliza propulsão elétrica distribuída e sustentação soprada (fluxo de ar das hélices na asa auxilia na geração de sustentação), com um pequeno gerador movido a turbina para acionar os oito motores elétricos distribuídos pela asa, proporcionando alta sustentação em baixa velocidade e baixo arrasto em alta velocidade.

Isto permite que a aeronave opere de forma limpa e silenciosa mais perto de onde as pessoas e a carga precisam ir, proporcionando conectividade aérea onde ela não existe hoje, inclusive para pequenas cidades e aeroportos regionais.

AURA AERO

A francesa AURA AERO informa que a JSX assinou uma Carta de Intenções para a ERA, sua aeronave de transporte regional híbrida-elétrica de 19 assentos, sendo 50 pedidos firmes e mais 100 opções de compra.

Imagem: AURA AERO

Segundo a fabricante, a ERA é uma nova aeronave ecologicamente responsável, com inovações em aviônica, aerodinâmica e propulsão para a descarbonização da aviação regional.

É capaz de transportar 19 passageiros ou 1,9 tonelada de carga, bem como ser configurada para aviação executiva. Equipada com cabine pressurizada e nível de conforto aos passageiros inigualável nesta categoria de aeronave, é capaz de percorrer até 1.600 km (900 milhas náuticas) e pousar nos maiores aeroportos e também em pistas curtas e despreparadas.

Este pedido da JSX, juntamente com o plano da AURA AERO de colocar a ERA em serviço em 2028, fornecerá uma extensa rede de voo ponto a ponto, ao mesmo tempo que confirma a maturidade do desenvolvimento da aeronave, incluindo a economia operacional e o desempenho ambiental e operacional.

Heart Aerospace

A fabricante sueca Heart Aerospace informou que a JSX assinou uma Carta de Intenções para a compra de 50 de seus aviões regionais híbrido-elétricos ES-30, com opção para mais 50 unidades.

Imagem: Heart Aerospace

O ES-30 é um avião híbrido-elétrico regional com capacidade padrão para 30 passageiros, oferecendo baixas emissões, baixa poluição sonora e menores custos operacionais em rotas de curta distância.

Terá uma autonomia totalmente elétrica de zero emissões de 200 quilômetros, uma autonomia híbrida ampliada de 400 quilômetros com 30 passageiros e flexibilidade para voar até 800 quilômetros com 25 passageiros, tudo incluindo reservas típicas de companhias aéreas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias