RTX conclui com sucesso teste de potência nominal do motor de aviação elétrico de 1 MW

A RTX alcançou um marco crítico em seu programa de demonstração de voo híbrido-elétrico, concluindo com sucesso um teste de potência nominal do motor elétrico de 1 megawatt (MW) do demonstrador, desenvolvido pela Collins Aerospace. 

O motor será combinado com um motor térmico eficiente, desenvolvido pela Pratt & Whitney, como parte de um sistema de propulsão híbrido-elétrico que visa demonstrar uma melhoria de 30% na eficiência de combustível e emissões de CO2 em comparação com os turboélices regionais de hoje.

“Com sua densidade de potência e eficiência líderes do setor, nosso motor de 1MW ajudará a reduzir significativamente as emissões de carbono das aeronaves, suportando arquiteturas de propulsão elétrica-híbrida na próxima geração de plataformas comerciais”, disse Henry Brooks, presidente de Power & Controls da Collins Aerospace. “À medida que o desenvolvimento do motor continua em ritmo acelerado, cada marco nos aproxima um pouco mais do voo híbrido-elétrico e do compromisso compartilhado de nossa indústria de emissões líquidas de carbono zero até 2050”.

Comparado aos geradores de motor elétrico mais avançados da Collins que voam hoje, o motor de 1 MW fornecerá quatro vezes mais potência e duas vezes mais tensão, com metade da perda de calor e metade do peso. A empresa está desenvolvendo o motor nas instalações da Collins em Solihull, Reino Unido, e testando-o no Instituto de Tecnologia Aeroespacial da Universidade de Nottingham.

Após o primeiro acionamento do motor em baixa velocidade em uma instalação da Pratt & Whitney Canada em Longueuil, Quebec, em dezembro de 2022, o teste do sistema de propulsão híbrido-elétrico combinado – incluindo motor térmico e motor de 1MW – continuam em 2023. O sistema de propulsão e as baterias serão integradas em uma aeronave experimental Dash 8-100, com testes de voo planejados para começar em 2024. O projeto é apoiado pelos governos do Canadá e Quebec.

“A tecnologia de propulsão elétrica híbrida oferece um potencial significativo para otimizar a eficiência em uma variedade de aplicações futuras de aeronaves e é uma parte fundamental de nosso roteiro tecnológico para apoiar uma aviação mais sustentável”, disse Jean Thomassin, diretor executivo de novos produtos e serviços da Pratt & Whitney Canadá. “Além de aproveitar a profunda experiência dos engenheiros da Pratt & Whitney e Collins na RTX, nosso projeto se baseia em extensas colaborações no ecossistema aeroespacial do Canadá e em todo o mundo”.

Além do demonstrador de voo híbrido-elétrico, o motor de 1MW também fará parte do trem de força híbrido-elétrico Pratt & Whitney GTF planejado para o projeto SWITCH sob a iniciativa Clean Aviation da União Europeia. Testes futuros serão conduzidos no The Grid, o laboratório de sistemas de energia elétrica de $50 milhões em Illinois (EUA), instalação programada para abrir ainda este ano.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias