United voltará a voar com o Boeing 737 MAX 9 no próximo domingo

A United será a primeira empresa aérea americana a voltar a voar o Boeing 737 MAX 9, com o primeiro voo 23 dias após o acidente da Alaska.

Foto – Dylan T

A informação foi dada por Toby Enqvist, Vice-Presidente e Chefe de Operações da United Airlines, a maior operadora do 737 MAX 9 e única aérea americana a voar ele além da Alaska Airlines, que foi a primeira a ser afetada pelo acidente do seu voo AS1282.

Este voo do dia 5 de janeiro de 2024 teve que ser interrompido após uma porta tampão sair voando, sendo que a Alaska decidiu suspender as operações com o modelo de imediato, sendo uma medida adotada pela Administração Federal de Aviação dos EUA, a FAA, logo em seguida, forçando a United a cancelar vários por isso.

Recentemente a FAA emitiu uma diretriz final (mas ainda temporária) para liberação dos voos com o 737 MAX 9, e a United conclui ela nesta quarta-feira, dia 24 de janeiro.

O executivo afirmou em e-mail enviado aos funcionários que a United recebeu “a aprovação final da FAA para concluir o processo de retorno da nossa frota de 79 aeronaves Boeing 737 MAX 9 ao serviço. Começando em 13 de janeiro, inspecionamos os primeiros 26 aviões sob a supervisão da FAA e compartilhamos essas descobertas com a agência e a Boeing”.

Ele informa que também foi realizado preparativos e inspeções preliminares nas demais aeronaves MAX 9, destacando que o time de manutenção foi incrível.

Nos próximos dias a United continuará a proceder de maneira minuciosa com as inspeções, que ocorrerão da seguinte maneira:

  • Para acessar cada plugue da porta, nossos mecânicos removem o painel interno, duas fileiras de assentos e o revestimento da parede lateral;
  • Em seguida, abrem as portas inspecionando e verificando a instalação adequada do hardware da porta e da moldura, assim como a área ao redor da porta e a sua vedação;
  • Caso algo seja encontrado é reparado de imediato;
  • Após a conclusão da inspeção, os funcionários recolocam a porta e garantem que seu encaixe está adequado;

Toby ainda diz que “só retornaremos cada aeronave MAX 9 ao serviço uma vez concluído este processo de inspeção minucioso. Estamos preparando as aeronaves para retornar ao serviço programado a partir de domingo, 28 de janeiro”.

Além disso, a United destaca que conclui nspeções em todos os Boeing 737-900ERs, conforme recomendado recentemente pela FAA, mas que não tiveram impacto em voos já que as inspeções não eram impeditivas para o voo e nem tinham uma data limite para execução.

O executivo termina o e-mail destacando o grande esforço feito pelos funcionários, que também enfretaram desafios em meio à grande nevasca que tem atingido os EUA, Canadá e Europa.

A rota que receberá o primeiro voo do 737 MAX 9 após a liberação não foi anunciada. Já a Alaska não informou quando voltará a voar com o modelo. Veja abaixo a carta do Vice-Presidente na íntegra:

Ainda com essa volta a United teme que o MAX 10, a maior versão já feita de um 737 e que ainda está em processo de homologação, atrase ainda mais, e já considera não ter ele na frota:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias