Veículo autônomo X-37B da Boeing partiu para sua sétima missão, após recorde de 908 dias na anterior

Imagem: Boeing / U.S. Space Force

A Boeing informa hoje, 29 de dezembro, que seu avião espacial autônomo X-37B foi lançado ontem a bordo de um foguete Falcon Heavy da SpaceX, marcando o início de sua sétima missão:

Tal como acontece com todas as missões, o Veículo de Teste Orbital validará novas tecnologias, promovendo a inovação e ampliando os limites da exploração e utilidade espacial.

Neste sétimo voo, o X-37B testará futuros experimentos de tecnologia de reconhecimento do domínio espacial que são essenciais para garantir operações seguras, estáveis ​​e protegidas no espaço para todos os usuários do domínio.

“As equipes do governo e da Boeing para o X-37B trabalharam juntas para produzir uma plataforma de experimentação mais ágil, flexível e adaptativa”, disse William D. Bailey, Diretor de Departamento do Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea dos Estados Unidos. “O trabalho que eles fizeram para agilizar processos e adaptar tecnologias em evolução ajudará nossa nação a aprender muito sobre como operar e retornar de um ambiente espacial.”

“Os avanços tecnológicos que estamos impulsionando no X-37B beneficiarão a comunidade espacial mais ampla, especialmente à medida que vemos um interesse crescente na sustentabilidade espacial”, disse Michelle Parker, vice-presidente de Sistemas de Missões Espaciais da Boeing Defense, Space & Security. “Estamos impulsionando a inovação e a capacidade que influenciarão a próxima geração de espaçonaves.”

Desde o seu lançamento inaugural em abril de 2010, o X-37B tem estabelecido consistentemente novos recordes de resistência, ultrapassando a duração inicial da missão projetada de 270 dias. A sua sexta missão estabeleceu um novo recorde com uma impressionante viagem de 908 dias antes de regressar à Terra em novembro de 2022.

Segundo a fabricante aeroespacial norte-americana, o X-37B, que agora se baseará nos mais de 2,1 bilhões de quilômetros percorridos durante seus 3.774 dias no espaço, exemplifica a parceria de sucesso entre o Departamento do Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea e a Força Espacial dos Estados Unidos. As equipes da Boeing fornecem gerenciamento de programas, engenharia, produção, testes e suporte à missão.

Em 2019, o X-37B recebeu o Troféu Robert J. Collier por melhorar o desempenho, a eficiência e a segurança dos veículos aéreos e espaciais, ressalta a Boeing.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias