Veja o momento em que Boeing 747 inicia a decolagem sem autorização e controladora age rápido

Um cargueiro Boeing 747-400F, de matrícula N707CK, que fazia o voo K4-690, de Cincinnati para Anchorage, se envolveu em um incidente grave nos Estados Unidos após relatar que entendeu a instrução da controladora de tráfego aéreo, mas, em seguida, iniciar a decolagem sem autorização.

O caso aconteceu em 11 de agosto, mas foi revelado apenas agora a partir de um vídeo divulgado pelo canal VASAviation no Youtube (disponível no final desta publicação), que traz um diagrama do aeroporto de Cincinnati, junto com a gravação do áudio do controle de tráfego aéreo e a dinâmica dos fatos. Fica claro que a ação rápida e assertiva da controladora garantiu um final seguro para todos.

No incidente, o Boeing 747 estava taxiando para decolar e foi autorizado a apenas alinhar na pista 27 e aguardar, com a informação adicional de que um outro avião estava pousando na pista transversal adiante. A tripulação do jumbo recebeu a ordem da controladora e repetiu que deveria alinhar e esperar.

No entanto, tão logo entrou na pista, o Boeing 747 iniciou a corrida de decolagem. Atenta, a controladora da Torre percebeu que a aeronave estava se movendo e ordenou que parasse imediatamente. A tripulação rejeitou a decolagem a uma velocidade baixa, de 25 nós em relação ao solo, então desocupou a pista cerca de 800 metros antes do cruzamento, onde a outra aeronave estava pousando.

Embora não tenha errado no processo, a controladora demonstrou alto grau de profissionalismo ao pedir desculpas sobre se havia alguma confusão e orientou o jumbo a se preparar para uma nova decolagem. Enquanto isso, os pilotos do Boeing 747 em momento algum admitiram o erro.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias