Avião regional elétrico ES-30 tem confirma encomenda para mais 40 unidades

Concepção gráfica do ES-30 da Rockton – Imagem: Heart Aerospace

A fabricante aeronáutica sueca Heart Aerospace informa que uma carta de intenções anterior para sua aeronave regional elétrica ES-30 foi convertida em pedidos firmes de compra de 20 aviões, com direitos de compra para mais 20, pela empresa sueca Rockton de investimento e leasing de aeronaves.

O ES-30 é um avião elétrico regional com capacidade padrão para 30 passageiros, movido por motores elétricos com energia derivada de bateria. Ele terá um alcance totalmente elétrico de 200 quilômetros, um alcance híbrido estendido de 400 quilômetros com 30 passageiros e flexibilidade para voar até 800 quilômetros com 25 passageiros, todos incluindo reservas típicas de companhias aéreas.

O planejamento da Heart Aerospace é que o ES-30 entre em serviço em 2028. A fabricante agora tem um total de 250 pedidos firmes para o modelo, com opções e direitos de compra para mais 120 aviões. A empresa também tem cartas de intenção para mais 91 aviões.

“O interesse e a necessidade da indústria em possibilitar uma transição sustentável aumentam a cada dia e o ES-30 é a tecnologia mais promissora disponível para o segmento de aeronaves regionais. Sua configuração híbrida de reserva permite um alcance significativo e carga útil para o mercado de companhias aéreas comerciais. E o avião será continuamente atualizado à medida que novas tecnologias de bateria melhoradas se tornarem disponíveis, tornando-o um ativo com desempenho aprimorado quanto mais tempo você o possuir”, disse Niklas Lund, chefe executivo da Rockton.

“A região nórdica será líder na adoção da aviação elétrica com vários projetos concretos de infraestrutura já em andamento. Como uma empresa sueca de leasing, a Rockton claramente faz parte desse espírito pioneiro e estamos felizes em tê-la como parceira”, disse Simon Newitt, diretor comercial da Heart Aerospace.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias