Boeing teria apertado os parafusos do 737 MAX 9 que a porta saiu, mas do lado “errado”

A Boeing estava ciente de alguns problemas nas fuselagens entregues pela fornecedora e teria tomado medidas paliativas para corrigi-los.

Divulgação – Alaska Airlines

No mais novo desdobramento do caso do voo AS-1282 da Alaska Airlines, em que uma porta tampão saiu voando em pleno voo deixando a fuselagem aberta e o avião sem pressurização, a Boeing teria falhado em um processo de verificação.

As provas até agora mostradas apontam para falha de aparafusamento na fuselagem, que é fabricada pela Spirit AeroSystems, que também fornece 70% das peças e componentes do 737, assim como é fornecedora da concorrente Airbus.

As peças sem aparafusamento adequado foram encontradas tanto pela Alaska como pela concorrente United. Porém, a Boeing também teria encontrado esse problema durante a fabricação do mesmo jato do acidente.

Segundo o jornalista Jon Ostrower do portal The Air Current revela, a Boeing verificou e apertou ao menos 6 parafusos no tampão de porta do 737 MAX 9 de número de série 67501, que receberia a matrícula N704AL, o mesmo que fez o voo AS1282 no dia 5 de janeiro de 2024.

Esses apertos foram feitos na porta tampão do lado direito, oposto ao lado que a porta saiu voando, logo a porta, que foi encontrada no quintal de um professor, não teria tido os parafusos apertados corretamente, considerando que a Spirit entregou a fuselagem para a Boeing fora de conformidade, como fez com outras aeronaves.

A grande surpresa com esta notícia é que a Boeing estaria ciente de que a Spirit não estava entregando as fuselagens conforme prometido, o que não seria uma grande novidade dado ao histórico recente da fornecedora. Principalmente, a Boeing teria tido a oportunidade de consertar o problema, mas não o fez, ou não o fez de maneira suficiente para que o acidente não ocorresse.

Inclusive, esta revelação teria sido o motivo da nota dura da FAA contra a Boeing, anunciando que estará abrindo uma nova investigação contra a fabricante:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

CEO da American Airlines rasga elogios à Embraer: “A indústria deve...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); A American Airlines está bastante satisfeita com a parceria com a Embraer na sua subsidiária...