Especialista em Segurança fala o que pode levar à perda de asa em voo, como aconteceu no fim de semana

O recente acidente de uma aeronave que perdeu as asas em voo levantou dúvidas de como esse processo catastrófico pode acontecer. Um especialista da área comentou sobre como e quando isso poderia ocorrer.

Divulgação – AOPA

A perda de asa se dá normalmente por falha estrutural, seja causada por eventos externos ou por cargas excessivas, que inclusive podem ocorrer em condições meteorológicas adversas como uma tempestade ou até turbulência, dentro de alguns parâmetros.

E este assunto foi colocado à tona devido ao trágico acidente deste domingo envolvendo um avião Piper Malibu Mirage com kit JetPROP, sobre o qual o especialista David Branco falou em seu recente vídeo, explicando os detalhes dos motivos que levam à esta falha catastrófica.

David Branco, conhecido pelo seu canal Branco Aviação, que fala sobre segurança aeronáutica, é um oficial aviador formado na Força Aérea Brasileira, e com ampla experiência no setor de segurança, tendo trabalhado com testes de voo na Embraer por 20 anos e também sendo formado na NTSB, o órgão americano responsável por investigação de acidentes aeronáuticos.

No vídeo abaixo, ele explica os fatores que levam ao fabricante definir as velocidades que constam no manual, assim como o que acontece quando elas são excedidas, e cita o caso do Pilatus PC-12 da Guardian Flight que caiu em fevereiro do ano passado e teve uma asa separada ainda em voo, num caso nem tão similar ao ocorrido em Minas Gerais.

Toda a informação de Branco pode ser assistida em seu canal no Youtube, conforme o player a seguir:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias