O grande avião Roc de duas fuselagens vai voar hoje, acompanhe em tempo real

Imagem: Stratolaunch

Na última quinta-feira, 9 de junho, o AEROIN mostrou que a Stratolaunch realizou o sexto teste de voo do Roc, a aeronave com a maior envergadura (distância entre as pontas das asas) do mundo, mas precisou pousar antes do previsto.

A curiosa aeronave de duas fuselagens voou por 1 hora e 26 minutos sobre o deserto de Mojave e atingiu uma altitude de 15.000 pés (4.572 m), porém, durante o teste, a equipe encontrou resultados que determinaram que não completariam o conjunto de objetivos previstos. Portanto, naquele dia, a equipe se concentrou em realizar:

– Validação contínua do desempenho geral e características de manuseio da aeronave, com a adição do pilone central recentemente instalado;

– Validação contínua das operações do trem de pouso, incluindo funcionalidade da porta e extensão alternativa do trem.

Após a missão mais curta na semana passada, nesta quinta-feira, 16 de junho, a Stratolaunch já volta a decolar para o 7º voo, em continuação à expansão do envelope de voo do Roc.

A aeronave poderá ser acompanhada em tempo real, conforme indicado logo abaixo nesta matéria.

Nesta manhã, a empresa já publicou o aviso de que vai colocar o enorme equipamento novamente no ar:

A tripulação foi mais uma vez mostrada se dirigindo à aeronave logo ao amanhecer, sob a legenda: “É um ótimo dia para voar e nossa tripulação está animada para retornar ao voo apenas uma semana após o voo de teste número 6.”

Assim que o Roc decolar, ele poderá ser acompanhado em tempo real na tela de rastreamento online disponibilizada a seguir (a aeronave será mantida automaticamente no centro da tela quando estiver em operação; no resto do tempo, a tela ficará parada em uma área qualquer do mapa). É possível que também haja transmissão do voo, e, se ela ocorrer, a tela também será adicionada logo abaixo, para que você possa assistir ao vivo.

O Roc tem 117 metros de envergadura. Seu design de fuselagem dupla e seis motores apresenta componentes dos Boeings 747, incluindo a cabine de comando e os motores. Embora existam duas fuselagens, apenas a fuselagem direita é ocupada pelos pilotos durante o voo.

O grande jato pode transportar cargas úteis de até 226.000 kg (500.000 lbs) sob sua asa central, suportando uma variedade de veículos hipersônicos através do pilone instalado e agora sendo testado. A princípio, em breve ele vai transportar e liberar os veículos hipersônicos Talon-A reutilizáveis da Stratolaunch.

A equipe da Stratolaunch integrou recentemente o veículo de teste TA-0 com o pilone na aeronave Roc pela primeira vez, sinalizando um impulso prioritário para o transporte cativo e testes de separação que ocorrerão no final deste ano. Mas, por enquanto, os voos ainda são sem o TA-0 conectado.

A equipe também está fazendo progressos constantes na integração do sistema em seu primeiro veículo de teste de voo hipersônico, TA-1, e na fabricação de um terceiro veículo, TA-2, o primeiro veículo de teste hipersônico totalmente reutilizável.

A empresa prevê fornecer serviços de voo hipersônico para clientes governamentais e comerciais em 2023.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Tarifas de embarque no Aeroporto Internacional de Porto Alegre (RS) são...

0
A redução é decorrente do fim de parcela extraordinária destinada ao reequilíbrio econômico-financeiro devido aos efeitos da pandemia.