Produção de combustível sustentável para a aviação civil é tema de debate na Câmara dos Deputados

Na próxima terça-feira, dia 7 de novembro, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promoverá um debate crucial sobre a produção de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF, do inglês Sustainable Aviation Fuel). O evento está agendado para as 16 horas e ocorrerá no plenário 4.

O tema ganha relevância diante da preocupação global com as emissões de gases de efeito estufa provenientes da aviação civil. Segundo estimativas do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), proponente do debate, a aviação é responsável por quase 4% das emissões totais desse tipo de gás na atmosfera.

Para combater esse quadro, o deputado destaca que, em 2021, empresas associadas à Associação Internacional de Transportes Aéreos assumiram o compromisso de reduzir progressivamente as emissões líquidas de dióxido de carbono (CO₂) até o ano de 2050.

Arnaldo Jardim explica que alcançar esse objetivo exigirá uma série de medidas, como o aprimoramento da eficiência das aeronaves, otimização de rotas de voo, inovação em sistemas de propulsão, implementação de mecanismos de compensação e, sobretudo, a substituição do querosene de aviação por combustíveis sustentáveis.

O parlamentar enfatiza o potencial do Brasil para se tornar um líder mundial na produção de combustível sustentável de aviação. Isso se deve aos avanços tecnológicos que o país tem realizado no desenvolvimento de biocombustíveis de segunda geração.

Informações da Agência Câmara de Notícias

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Espanhol vindo da Alemanha é preso no Aeroporto de Galeão por...

0
A Polícia Federal informa que realizou a prisão de um passageiro que chegou ao Brasil na data de ontem pelo Aeroporto Tom Jobim - Galeão.