Primeiro Airbus A350 da Azul volta a decolar hoje após ficar parado por quase um mês

O Airbus A350 partindo hoje para o voo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Após um período de pausa nos voos de treinamento e homologação de tripulantes e procedimentos, o primeiro Airbus A350-900 da história da Azul Linhas Aéreas volta a voar nessa quarta-feira, 23 de novembro.

Na madrugada dessa quarta, o jato de matrícula PR-AOY foi visto, na câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, sendo retirado do pátio do hangar da Azul no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e depois decolou ao meio-dia com destino a Porto Alegre.

Após chegar ao Brasil em setembro, os voos do A350 foram iniciados em 10 de outubro. Deste dia até 28 de outubro, a aeronave realizou quase 50 trechos, passando pelos aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Recife e Lisboa, e então permaneceu no pátio do hangar da Azul por quase um mês, até hoje.

Os voos do PR-AOY podem ser acompanhados em tempo real na plataforma RadarBox através desse link. Além disso, os players a seguir mostram as câmeras ao vivo em Viracopos e Porto Alegre, para que se possa assistir aos pousos e decolagens:

Vídeo 1 – Câmera em Viracopos

Vídeo 2 – Câmera em Porto Alegre – Cabeceira 11

Vídeo 3 – Câmera em Porto Alegre – Cabeceira 29

Como vem sendo mostrado nas últimas semanas, o segundo exemplar do modelo já está em preparação avançada para vir ao Brasil, e a expectativa da Azul é de iniciar voos de transporte de passageiros ainda nesse final de 2022, com a cidade de Orlando, nos Estados Unidos, como o primeiro destino internacional com o A350-900.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

IATA pede por equipamentos de solo aprimorados nos aeroportos para conter...

0
O Enhanced GSE usa tecnologia anti-colisão e avanço gradual, melhora o controle do veículo e aumenta a precisão do movimento.